Índia

Cultura da Índia

A cultura indiana é muito rica e diversificada. É uma cultura milenar que recebeu, com o passar dos séculos, várias influências orientais e ocidentais. Representa uma das civilizações mais antigas da história.

 

Dança Indiana

A dança mais popular da Índia é a Bharathanatyam. É uma dança clássica tradicional, onde os dançarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses. As letras deste tipo musical falam das grandes realizações de deuses e heróis da mitologia. Esta dança surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia e influenciou outros estilos de dança em várias regiões da Índia e do continente asiático.

 

Bharathanatyam: dança clássica da Índia

Música Indiana

A música tradicional  indiana é resultado da fusão musical dos diversos grupos étnicos e lingüísticos da região. As letras seguem um caráter emotivo e descritivo. Um dos instrumentos musicais mais utilizados na música tradicional indiana é a tambura (instrumento de cordas).

Festas Indianas

Grande parte das festividades indianas está relacionada com aspectos religiosos. As principais festividades são: Holi, Festival das Cores (de fevereiro à março); Khumba Mela (festival religioso que ocorre quatro vezes a cada doze anos); Ganesha Festival (agosto e setembro) e Festival das Luzes (Diwali).

Festa das cores celebra a chegada da primavera e da fertilidade

festival de Ganesha na India

Religião

A religião na Índia é muito forte, pois esta região é considerada um dos berços religiosos das civilizações antigas. Grande parte dos indianos é seguidora do hinduísmo. Porém, existem também praticantes do islamismo, budismo, jainismo, siquismo e cristianismo.

Sistema de Castas

Embora tenha sido oficialmente extinto, o sistema de castas ainda faz parte da cultura hindu, embora tenha sido modificado no seu formato original. No sistema antigo, as pessoas eram divididas de acordo com sua posição social. Os grupos (castas) eram: brâmanes (religiosos e nobres), xatrias (guerreiros), vaixias (agricultores e comerciantes), sudras (escravos) e párias (sem castas).

Culinária da Índia

O cozinheiro indiano possui mais de vinte e cinco tipos de especiarias em pó para preparar seus pratos, que servem também como propriedades medicinais. O Rogan Josh (cordeiro ao curry ), o Gushtaba (almôndegas com especiarias ao molho de iorgute ) e o deliciosos Biryani (frango e cordeiro com arroz, com sabor de laranja, temperado com açúcar e água de rosas).O incomparável aroma da Índia, não consiste só na fragrância do jasmim, das rosas frescas ou do sândalo. É também, o aroma das especiarias, que são tão importantes na culinária local, sobretudo na preparação do famoso “curry”.

A culinária indiana é rica, cremosa e possui uma deliciosa mistura de especiarias. O sempre popular Tanduri (frango, carne ou peixe temperados com ervas aromáticas e assados em forno de barro) e os Kababs são especialidades do norte. No sul, você não pode deixar de experimentar o “chutney” de coco, nem o “sambar” com “idli”ou o “masala dosa”  feitos com arroz fermentado e lentilhas). Há também pratos extraordinários como o “vadasambar”, o “bajji”, o “raitas” (iorgute com pepinos e menta ). O coco é um ingrediente importante da cozinha do sul da Índia. Na costa oeste, há uma grande variedade de peixes e mariscos : o pato de Mumbai (peixe conhecido como Bombloe, frito ou com curry ) e o “pomfret” (salmão indiano) são algumas entre as muitas especialidades.

Outras são o Dhan Sak (cordeiro ou frango feito com lentilhas, ao curry), o Parsi e o Vindalu na salmoura. O peixe também é importante na cozinha de Bengala, um exemplo é o Dahi Mach (peixe ao curry com iorgute, comsabor de curcuma e gengibre) e o Mailai  lagostins ao curry, com coco). No sul da Índia, a base da alimentação é o arroz, e no norte, são as tortas, como os Puris, os Chapatis e o Nan. Também é muito comum, o iogurte acompanhado de curry ou de uma variedade de “Lassi”, açucarado ou com “masala”.

Os principais doces são pudins feitos com leites, torytas e crepes. Em toda a Índia, pode-se saborear o Kulfi (sorvete típico indiano), Rasgullas (bolas de creme de queijo com sabor de água de rosas), Gulan Jamuns  farinha e leite com xarope doce) e Jalebi (lentilhas fritas, banhadas em caramelo ). Além disso, há uma grande quantidade de frutas tropicais e da zona temperada Também existem sobremesas ocidentais. É costume indiano comer coma as mãos ; mas, lembre-se que é somente com a mão direita.

Há também uma grande variedade de petiscos irresistíveis em cada esquina, como os Samosas, frituras, Dosa e Vada. Os turistas mais conservadores podem conseguir comida ocidental, em qualquer restaurante.

O chá é a bebida favorita dos indianos, e suas variedades são famosas em todo o mundo. Geralmente, são preparados com açúcar e leite. O café é muito popular no sul. Existem bebidas refrescantes como o Nimbu Pani (refresco de limão), o Lassi (creme de leite mesclado) e a água de coco, bebida diretamente na fruta. Em todas as partes, você encontrará refrigerantes, água mineral e bebidas alcoólicas ocidentais. A cerveja e a genebra indianas podem ser comparadas às melhores do mundo, e não são caras. Porém, você deve ter uma autorização para consumir álcool,em Tamil Nadue em Gujarat.

             

Bombloe – comida Indiana           

Nimbu pani – bebida de limão

Rasgullas – doce Indiano