Coréia do Sul

Cultura da Coréia do Sul


A República de Coréia (Coréia do Sul) é um enigma do Longínquo Oriente, um lugar de beleza singular, que conta com uma rica história. A península da Coréia está dividida em dois territórios: Coréia do Norte e Coréia do Sul.Entre dois grandes países, China e Japão, encontra-se a península da Coréia, com a sua própria identidade e caráter forjado, através dos turbulentos séculos.

Arte e Cultura da Coréia do Sul

A tendência atual na arte coreana é a mistura harmônica da tradição com as propostas mais modernas.

O budismo tem desempenhado um papel muito importante na arte coreana. As belas obras artísticas e a arquitetura encontram-se nos templos e túmulos budistas. Os murais das paredes dos antigos túmulos são principalmente da Dinastia Choson.

Não faz falta fazer menção ao reconhecimento da beleza artística da cerâmica coreana. A tradição e a técnica da elaboração das porcelanas têm sido transmitida de geração em geração.

A música tradicional coreana interpreta-se com instrumentos típicos como o kayagum e o komungo. O canto folclórico mais popular é o pansori, uma canção na qual conta-se diferentes histórias.

Kayagum  e Komungo – instrumentos típicos da Coréia do Sul

Culinária

A comida coreana é muito variada e saborosa (com sabor picante), é algo que o turista não deve deixar de desfrutar. A vantagem da comida, em geral, é ser muito baixa em calorias, pois tem os seus elementos principais nos vegetais. O prato principal chama-se Pekpan, feito a base de arroz, sopa e outros pratos de acompanhamento, que inclui o prato nacional Kimchi, preparado com repolho chinês, alho, jengibre, chile e, apresentado fermentado em uma vasilha de cerâmica.

Entre os pratos que tem maior aceitação entre os ocidentais está o kalbi e o pulgogui, a base de carne de porco ou de vitela, cozinhados na mesa. Também pode-se desfrutar na Coréia de diferentes pratos preparados com mariscos e peixes.

Tradicionalmente a comida coreana não serve-se em ordem, mas ao mesmo tempo, este estilo é conhecido com o nome de Hangjonshik. Tão pouco há ordem para comer, pois dependerá das preferências. Geralmente há pratos comuns, pelo que não está obrigado a comer tudo. Como é de esperar o arroz sempre estará presente na mesa, assim como, a sopa kimch´i. Os coreanos, diferentes dos chineses, comem o arroz com a colher, igualmente a sopa, não assim em outros pratos, onde utilizam os palitos.

Kalbi – comida típica da Coréia do Sul

 

Bebidas

A bebida nacional é o Makkoli, cerveja de arroz muito barata que é vendida em locais chamados Makkoli-jip. Entre as bebidas alcoólicas destacam a aguardente Soju e a cerveja Maekju.

Makkoli  (cerveja de arroz)